Facebook

domingo, 31 de março de 2013

Benfica-Rio Ave, 6-1 (crónica)


Benfica vs Rio Ave (LUSA)
«Meio a zero chega», disse Jesus na antevisão do encontro, alertando para a necessidade de encarar a fase decisiva da época com pragmatismo. O discurso faz todo o sentido, mas para já não se aplica. Longe disso. O Benfica continua com nota artística elevada e conseguiu a terceira goleada seguida, a maior da época.

A vitória do FC Porto em Coimbra, pouco antes, não perturbou nada uma «águia» cheia de confiante, que parece entrar na reta final da temporada em excelente momento de forma, para regozijo dos 45 mil adeptos que estiveram na Luz. Para o Benfica foi a sexta vitória consecutiva, enquanto que o Rio Ave somou o sexto jogo seguido sem vencer e começa a perder o comboio europeu.

Três dedos, três golos

Já as equipas estavam distribuídas no terreno de jogo, à espera do apito inicial de Rui Costa, quando Jesus olhou para a defesa do Rio Ave. O técnico do Benfica virou-se para o seu banco e levantou três dedos. Um por cada central que o Rio Ave colocou de início. Essa foi a surpresa preparada por Nuno Espírito Santo para a Luz, mas a estratégia ruiu ao fim de apenas onze minutos. Por essa altura apareceu o golo de Melgarejo, a abrir caminho a uma vitória confortável do Benfica.

O tento do paraguaio deu sentido a uma entrada forte das «águias», que antes já tinham feito metade do estádio gritar golo com um remate à malha lateral de Salvio (7m), com Lima depois a chegar ligeiramente atrasado a um cruzamento de Gaitán (9m).

Encostado às cordas na fase inicial, o Rio Ave respondeu de bola parada, com Ukra a atirar à barra na cobrança de um livre direto (14m). Bafejado aqui pela sorte, o Benfica tratou logo de colocar-se a salvo de sustos, e no minuto seguinte aumentou a vantagem. Gaitán cobrou um canto na esquerda e Matic entrou de rompante na área, para um desvio forte e colocado de cabeça.

Aos 15 minutos o Benfica parecia ter já a vitória no bolso. E por isso aproveitou para descansar um pouco, mas sem permitir ao Rio Ave claras situações de golo. À beira do intervalo nova investida, para o terceiro golo. Enzo cruzou com veneno da direita e Lima empurrou para o fundo da baliza (43m).

O 100º golo (e o 102º) e o registo encerrado

Ao intervalo houve uma alteração para cada lado. Do lado do Benfica Ola John substituiu Salvio, que ainda antes do terceiro golo foi vítima de uma entrada muito dura de Nivaldo, precisamente o jogador substituído no Rio Ave. Nuno Espírito Santo recorreu a um plano B natural: prescindiu de um dos centrais para lançar mais um médio e assim recuperar o 4x3x3 tradicional.

A segunda parte começou praticamente com o quarto tento do Benfica, o centésimo da época. Um grande golo, diga-se, apontado por Lima, de fora da área e com o pé esquerdo (47m).

Três minutos depois o Rio Ave marcou o seu tento de honra, cobrando a infelicidade do livre de Ukra à trave, na primeira parte. Tarantini rematou de fora da área e a bola tabelou em Hassan, traindo Artur, que sofreu um golo 537 minutos depois.

O jogo já estava decidido, em todo o caso, mas a pequena alegria do Rio Ave cedo desapareceu, com as expulsões de Wires (58m) e Edimar (72m). Pelo meio Bebé protagonizou uma arrancada das suas, mas ao entrar na área viu Artur negar-lhe o golo com uma bela mancha.

O Rio Ave começou o jogo com três centrais e acabou só com um. Foi já com Tarantini ao lado de Marcelo que o Benfica chegou ao quinto golo, apontado por Lima, que assim completou o «hat trick» (75m). A dez minutos do fim surgiu o último golo da noite, apontado por Enzo Pérez, carimbando assim a maior goleada da época. E nem a expulsão de Melgarejo, já em cima do minuto 90, estragou a noite aos adeptos da casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário