Facebook

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Newcastle x Benfica: No Park com vista para as «meias»



O Benfica escreve esta noite (20h05) mais um capítulo europeu, em Newcastle, onde chega com o esboço de uma história feliz contada há uma semana, em Lisboa (3x1). Os golos de Rodrigo, Lima e Cardozo, que viraram do avesso a vantagem inglesa e a fortuna dos ferros, permitem à águia preparar a descolagem para as meias-finais da Liga Europa; a confirmar-se, seria a 13ª no historial dos encarnados.

O caminho para o lote dos quatro semifinalistas faz-se, primeiro, pelo St. James-Park, onde para lá da boa almofada é preciso resistir à anunciada carga magpie, que fazem fé nas bolas no poste do Estádio da Luz e no indicativo de felicidade que foi o golo de Cissé para mover as águas da esperança que correm no rio Tyne em Newcastle. Crêem os ingleses que esta história ainda não secou sobre a tinta da vitória portuguesa.

Saldo negativo entre momentos fugazes de glória

Benfica em Inglaterra não é propriamente sinónimo de vitória; longe disso. Nas 15 visitas do clube lisboeta a Terras de Sua Majestade só por três vezes se narrou um triunfo benfiquista. Aconteceu em 1991, no épico triunfo por 3x1 (a.p.) em Highbury, sobre o Arsenal, na segunda mão da 2ª ronda da Taça dos Campeões europeus.




A este momento seguiram-se 15 anos de quase abstinência encarnada em Inglaterra, excetuando a derrota por 2x1 em Manchester, frente ao United, em 2005. No ano seguinte chegou a segunda vitória do Benfica em solo inglês. Foi em Anfield Road, por 2x0, frente ao então campeão europeu Liverpool, depois de um triunfo por 1x0 no Estádio da Luz.

Last but not least, o último triunfo do Benfica em Inglaterra, no ano de 2009, também por 2x0, novamente em Liverpool. Agora a vítima foi o Everton, na fase de grupos da Liga Europa.

Estes são os momentos felizes de um Benfica que não se dá bem a jogar na ilha britânica. Das restantes 13 partidas sobram apenas um empate e 11 derrotas no somatório, com as mais pesadas a acontecerem em 1968, na final da Taça dos Campeões europeus, frente ao Manchester United (4x1 a.p.), em Wembley, e em 2010, igualmente por 4x1 (no tempo regulamentar), frente ao Liverpool, na Liga Europa.

Benfica na máxima força

Jorge Jesus convocou 21 jogadores para a deslocação do Benfica ao Estádio St. James Park, levando para o norte de Inglaterra Urreta, André Gomes e Roderick, além do guarda-redes Bruno Varela. Quanto a Salvio, que esteve lesionado mas já alinhou no jogo dos benfiquistas em Olhão, volta a ser chamado por Jesus, assim como Enzo Pérez e Nemanja Matic.

Do lado inglês, a grande novidade é mesmo o regresso de Hatem Bem Arfa, como confirmou Alan Pardew, técnico dos magpies: «O Hatem fez uma recuperação fantástica. Ele vai jogar amanhã e tenho a certeza que se for preciso ele poderá virar o jogo.»

Sem comentários:

Enviar um comentário