Facebook

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Portugal-Holanda, 2-1 (os portugueses, um a um)

Euro 2012: Portugal vs Holanda   (REUTERS/Felix Ausin Ordonez)
A Figura: Cristiano Ronaldo
Frio no primeiro golo, genial no segundo, explosivo em mais um par de remates. As críticas pelo jogo anterior não o inibiram, muito pelo contrário. Mais disponível e comprometido com o jogo, pormenores de predestinado. O passe a isolar Fábio Coentrão a meio da segunda parte é fantástico; a assistência para Nani empurrar para defesa de Stekelenburg ainda melhor. Isto demonstra que nem só o remate (dois ao poste!) e o drible são armas de desequilíbrio. É este Ronaldo que Portugal quer. 

A Desilusão: Raul Meireles
Pouco intenso. Aparenta não estar em boas condições físicas. O elo menos convincente do meio-campo ao longo desta primeira fase. Não está a conseguir assumir um papel influente na coordenação do jogo. Saiu maltratado após falta de De Jong.

A Crónica do Jogo 

Rui Patrício
Estranhamente nervoso e hesitante no início. Nada a fazer no remate soberbo de Van der Vaart. Recompôs-se, pôs a cabeça no lugar e agarrou uma atuação sem lapsos. Tem de melhorar o jogo de pés.

João Pereira
Jogada fabulosa a isolar Cristiano Ronaldo para o golo. Nível superior ao mostrado nos dois jogos anteriores. Nada intimidado com a presenças de Sneijder sobre o seu flanco. 

Bruno Alves
Um passe fácil errado é o único reparo a fazer-lhe. O coração e a bravura do costume de um homem que detesta perder. Entende-se telepaticamente com Pepe. 

Pepe
Partida enorme, uma vez mais. Agressivo, imponente, pouco ou nada permitiu a Huntelaar. É provavelmente o melhor defesa central da competição. Sempre sereno e lúcido. 

Fábio Coentrão
Errático nos primeiros minutos, incapaz de anular a movimentação de Robben. Acalmou, concentrou-se e percebeu que o melhor remédio era preocupar também o holandês. Enorme remate aos 65 minutos, a passe de Ronaldo. Stekelenburg fez uma defesa tremenda. 

Miguel Veloso
No golo da Holanda caiu sobre a Van Persie e já não foi a tempo de anular o pontapé de Van der Vaart. De qualquer forma, fez a sua melhor aparição na prova. Bem a entregar a bola e a serenar o jogo. 

João Moutinho
Monstruoso na arte de comandar o meio-campo! Três ou quatro recuperações de bola fantásticas na zona mais recuada e sempre muito bem a jogar de primeira e a tabelar com os homens da frente. Só lhe falta aparecer mais nas zonas de finalização. 

Nani
Eleva o nível de jogo para jogo. Pobre Willems! Pormenores estupendos diante do lateral holandês, ainda verdinho para estas andanças. Assistência perfeita para o segundo golo de Cristiano Ronaldo. É um privilégio vê-lo a jogar quando está solto e confiante. 

Hélder Postiga
A receber a bola, a protegê-la e a trocá-la com os colegas esteve muito bem. Como é seu timbre, aliás. Não pode é falhar golos como o que falhou logo após a Holanda ter inaugurado o marcador. 

Nélson Oliveira
Terceira presença no Europeu. Ultrapassou Hugo Almeida na hierarquia. Agita o jogo, acrescenta sempre qualquer coisa.

Custódio
20 minutos sólidos no lugar de Raul Meireles, a tempo de celebrar o segundo golo de Ronaldo em campo.

Rolando
Cinco minutos a formar um trio de centrais com Pepe e Bruno Alves. Dois cortes atentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário