Facebook

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Portugal-Espanha (antevisão): quem escreve história em Donetsk?


Portugal x Espanha

Há oito anos, no último jogo da fase de grupos, um golo de Nuno Gomes mandou a Espanha mais cedo para casa. Foi a última derrota do campeão da Europa em título que, depois do Euro-2004, já soma dez jogos sem derrotas, com um título pelo meio, em fases finais e tem, agora, a possibilidade de chegar a nova final e estabelecer um novo recorde de jogos sem derrotas. Há oito anos, Portugal acabou por chegar à sua primeira final e, agora, para chegar à segunda, vai ter de colocar um ponto final na impressionante série da «Roja». Até porque nenhuma seleção conquistou três títulos consecutivos. Qualquer que seja o resultado, vai-se fazer história esta quarta-feira em Donetsk.

Os jogos dos «quartos» deixaram bem definidas as «personalidades» das duas seleções que esta quarta-feira, em Donetsk, vão discutir o primeiro lugar na final de Kiev. A Espanha abafou por completo a França com o seu «tiki-taka», anulando o adversário com uma posse de bola elevada e dois golos de Xavi Alonso. Portugal também encostou os checos às cordas e, depois de mais duas bolas nos ferros, aplicou o golpe final com uma cabeçada demolidora de Cristiano Ronaldo.

Cristiano Ronaldo é, naturalmente, o nome mais falado pelos espanhóis que, apesar de tudo, garantem que não vão abdicar da tática que tantos êxitos lhes proporcionou para tentar anular o português do Real Madrid. Paulo Bento também deu garantias que Portugal vai manter-se fiel à sua identidade «com a ambição de ter a bola, a coragem de os atacar e a paciência quando não a tivermos, sem desestabilizar».

Assim, não sobram muitas dúvidas quanto aos «onzes» que esta quarta-feira vão entrar em campo. Portugal não vai poder contar com Hélder Postiga (lesionado), mas Paulo Bento já anunciou que Hugo Almeida será titular. A Espanha também deve repetir a mesma equipa, sem ponta-de-lança, com Cesc Fabregas como homem mais adiantado e Torres e Pedro prontos para saltar do banco se o jogo não estiver a correr da melhor forma.

Equipa prováveis:

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão; João Moutinho, Miguel Veloso e Raul Meireles; Nani, Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo.

ESPANHA: Casillas; Ávaro Arbeloa, Sergio Ramos, Gerard Piqué e Jordi Alba; Sergi Busquets e Xabi Alonso; David Silva, Xavi e Iniesta; Negredo.

Sem comentários:

Enviar um comentário