Facebook

domingo, 29 de abril de 2012

Rio Ave vs Benfica (Crónica)

Rio Ave vs Benfica (JOSÉ COELHO / LUSA)


Adeus ao título, às juras de felicidade, ao projeto-maior da época 2011/12. Adeus irreversível, frustrante, recheado de culpas próprias e muitas questões por responder. Adeus sublinhado por uma exibição insuficiente, crivada de erros primários na defesa e uma complacência inaturável no ataque.

O Benfica endossa ao F.C. Porto mais débil dos últimos anos o campeonato nacional.

Não há outra forma de olhar para o insucesso encarnado: na Luz, o rei (Jesus) vai nu. Exceção feita aos dois golos no primeiro tempo e à pressão desesperada feita sobre o Rio Ave nos derradeiros 15 minutos, a atuação do Benfica foi confrangedora.

Começou terrivelmente, foi castigada no golo de Christian Atsu, reequilibrou-se com a reviravolta no marcador e voltou a atingir níveis ridículos até implodir no segundo do Rio Ave.

Este Benfica foi acometido subitamente pelo Síndrome de Estocolmo. Raptado pelo adversário, acabou por criar um laço de simpatia (e clemência) pelo sequestrador. Recusou a libertação, em nome do triunfo, e quando nada o indiciava voltou a render-se.

Jorge Jesus poderá queixar-se, é verdade, de uma clara grande penalidade não assinalada perto do fim. Mas é só disso. O resto é demasiado fraco para merecer qualquer tipo de atenuante.

Dou os meus parabéns ao Olegário Benquerença que deu o campeonato ao FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário