Facebook

domingo, 22 de janeiro de 2012

Crónica Benfica vs. Gil Vicente



Foi na liderança que o Benfica terminou a primeira volta e é na liderança que inicia a segunda. A vitória sobre o Gil Vicente parece fácil a avaliar pelos números mas não foi. O «fantasma» de Barcelos amedrontou a Luz, mas Aimar saiu do banco para o espantar. Depois de três goleadas consecutivas no campeonato, o Benfica ficou por uma vitória difícil na Luz mas não faltaram aplausos no final. O Gil Vicente não vence desde 27 de Novembro.


O Benfica entrou em campo no segundo lugar, conhecida a vitória do FC Porto sobre o V. Guimarães (3-1) e que recolou, provisoriamente, os dragões na liderança, mas não foi por isso que se apresentou veloz, agressivo e pressionante. Mesmo com Rodrigo e Cardozo, os goleadores da equipa, de início, dupla que esteve em dúvida até ao dia do jogo.


De bola parada o Benfica passou para a frente do marcador, de bola parada o Gil Vicente empatou. Um Galo, literalmente, com que os encarnados não contavam, sobretudo a poucos minutos do intervalo, e que castigou a passividade da defesa encarnada.


Foi, assim, aliás, que surgiu a primeira oportunidade do encontro. Confusão na área, Emerson facilitou, Rodrigo Galo ganhou a luta com Garay para assistir Richard e Luisão cortou o remate, estavam decorridos 14 minutos.


O Gil povoou a sua área na máxima força, o Benfica sentia dificuldades em encontrar o caminho da baliza, mas uma soberba jogada de Rodrigo pela esquerda esteve muito perto de abrir o marcador. Cardozo estava no sítio certo mas cabeceou sobre a trave. Seis minutos depois, Nolito ganhou um livre na esquerda, o próprio se encarregou de marcar e a assistência foi direitinha à cabeça de Cardozo, que, sem oposição, não desperdiçou a oportunidade.


Mas o Benfica não foi veloz, não foi pressionante e não criou as oportunidades que tanto gosta. E sofreu. O canto na esquerda foi mal aliviado por Emerson e deu origem a novo canto na direita. Richard marcou, Artur afastou com os punhos e, de fora da área, Rodrigo Galo empatou.


Aimar afugentou o «fantasma» de Barcelos

O descanso não refrescou as ideias, mas estimulou os visitantes. Com a imagem sempre presente do 2-2 da primeira mão, depois de estarem a perder por dois golos, o Gil Vicente agarrou-se ao empate para projectar a vitória. Do Benfica esperava-se outra reacção, mas foi o Gil que começou por criar perigo.

Só uma grande defesa de Artur, aos 47 minutos, evitou que os minhotos passassem para a frente do marcador numa Luz bem composta (43.214 espectadores). Um ressalto em Luisão isolou Hugo Vieira, mas o guarda-redes foi muito rápido a fazer a mancha e a segurar um empate que estava longe de servir as contas do Benfica.


E, por isso, Jesus mexeu. Com o «fantasma» de Barcelos à solta, o treinador tirou o apagado Gaitán para a entrada de Aimar, também ele recuperado de lesão e em dúvida até ao dia do jogo, aos 57 minutos.


Pouco depois, um livre indirecto de Rodrigo Galo chegou a ameaçar a baliza de Artur, mas o disparo foi muito ao lado.


Jesus voltou a arriscar e tirou Javi García para a entrada de Bruno César, a 20 minutos de fim. O arrojo compensou nos minuto seguintes. Com mais atacantes em campo, o Benfica finalmente superiorizou-se e abriu caminho.


Seguiu-se o golo da vantagem e nova confirmação, ambos com Aimar em grande plano. Primeiro na assistência para Rodrigo, cuja bomba ainda desviou num defesa antes de entrar na baliza. E depois, o próprio argentino encarregou-se de marcar, assistido por Nolito.


Não houve goleada para os mais de 43 mil adeptos na Luz mas, certamente, não faltarão motivos para regozijo. O Benfica recuperou a liderança.

Jogo vencido por 3-1 golos de Cardozo, Rodrigo e Aimar

Melhor jogador: Cardozo

Sem comentários:

Enviar um comentário