Facebook

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Antevisão ao jogo Benfica vs. Santa Clara

Depois da vitória em Guimarães, o S.L.Benfica recebe na 2ª jornada, do Grupo B, da fase de grupos da Taça da Liga, o Clube Desportivo Santa Clara.
Actualmente 10º classificado da Liga Orangina, o clube açoreano atravessa um momento menos positivo fruto de 5 derrotas nos seus 6 ultimos compromissos oficiais (no fim-de-semana passada empatou, em casa, a 2 golos com a Naval).
Os comandados do tecnico Bruno Moura (filho do conhecido fisioterapeuta Rodolfo Moura) sofreram golos nas suas ultimas 8 partidas e jogam agora em casa do lider da 1ª liga, campeão em título do trofeu em disputa, e que apresenta como cartão de visita o facto de ter até ao momento marcado, esta temporada, em todos os seus jogos oficiais... a que acrescem 17 golos nas ultimas 4 partidas.
Sem poder contar com os seus habituais laterais: Nelson (que acabou expulso na ultima partida) e Guilherme (indisponivel), o técnico deverá colocar os médios Lourenço na esquerda e Grilona direita, sendo de crer que não mexerá na dupla de centrais constitúída habitualmente por Llic (sérvio) e Sandro (brasileiro).
Se repetir a escolha do jogo da 1ª Jornada da Fase de Grupos, na visita aos Barreiros, o sérvio Stefanovic, habitual titular na Liga Orangina, deverá ser titular na baliza, podendo contudo Bruno Moura querer desta feita premiar o francês Brice, implementando a rotação dos seus guarda-redes. Parece pouco provável, mas não deixa de ser uma possibilidade.
Jogue o Santa Clara em 4x3x3 ou em 4x4x2 - e em ambos os casos no momento da perda de bola dará a ideia que a equipa actuará em 4x5x1 - o técnico Bruno Moura dificilmente abrirá mão de 3 dos seus médios mais utilizados:Edgar, Pacheco eAndré Simões.
Se em 4x4x2, é provavel que a este meio campo se junte Minhoca, que será menos ofensivo que Alex, a outra opção. Se em 4x3x3, Alex parece levar vantagem por conseguir subir e recuar com maior velocidade.
No apoio ao ponta-de-lança brasileiro Sylvestre (outras opções serão Moreira e Dincic) deverá aparecer o cabo verdianoPlatini, sendo que também o próprio Moreira pode desempenhar a função de apoio ao homem mais adiantado.
Sem estar em perigo de descer mas com a vida complicada quanto à ambicionada subida ao escalão principal, os comandados de Bruno Moura terão neste jogo um dos principais (o principal?) momentos da sua temporada pelo que,não obstante a senda de resultados recentes pouco abonatórios, apresentar-se-ão na sua máxima motivação... e com isso deve Jorge Jesus contar.
Do lado do Sport Lisboa e Benfica as grandes duvidas serão essencialmente: quem será o 2º português a lançar no 11 (considereando que Eduardo será o guarda-redes titular)? E será Gaitan (agora recuperado de lesão) um dos titulares? E na ausênciade Luisão (por opção) e Garay (por lesão) quem acompanhará Jardel no eixo da defesa?

Se Nelson Oliveira for titular, muito provavelmente o seu apoio directo será Rodrigo, podendo igualmente Saviola aparecer nessa função... Contudo, caso Jorge Jesus lance Luís Martins (no habitual lugar de Emerson) ou André Almeida (na posição de Maxi Pereira), então já Rodrigo pode ser o homem mais adiantado com Saviola no seu apoio.
Caso Gaitan seja mesmo titular conforme Jesus indiciou no final do jogo com o Vitória de Setubal, então será natural que ocupe a direita deixando para Bruno Cesar (ou Nolito) a esquerda, completando-se o quarteto do meio-campo com Javi e Witselnum duplo pivot de oposição/transição, cabendo ao espanhol actuar em frente ao quarteto defensivo e Witsel ser, pelo meio, o municiador de jogo para Nelson Oliveira e Rodrigo (ou Saviola).
Com a crise, com o frio e com um regulamento pouco apaixonante nesta competição, que "empurra" para as meias-finais os clubes mais fortes do futebol lusitano, a grande dúvida será mesmo perceber quantos adeptos benfiquistas não resistirão a marcar presença na Luz, esta 4ªfeira, sabendo-se que depois dos magnificos 56.155 espectadores presentes no fim-de-semana passado frente ao Vitória de Setubal, prepararão, os adeptos, nova enchente no próximo domingo na recepção ao Gil Vicente.

Sem comentários:

Enviar um comentário