Rui Costa venceu esta sexta-feira a 19.ª etapa da Volta a França conseguindo o segundo triunfo na presente edição. O ciclista português da Movistar já tinha ganho a tirada n.º 16, em Gap, sendo que agora foi o primeiro em Le Grand-Bornand, em plenos Alpes, e após os últimos quilómetros terem sido feito a descer e com chuva.
O português da Movistar gastou 5.59:01 horas (à média de 34,2 Km/h), chegando à meta isolado e com 47 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o alemão Andreas Kloden.
O ciclista da Aguçadoura igualou assim o feito de Joaquim Agostinho, que tinha sido até agora o único português a vencer duas etapas na mesma edição da Tour. Agostinho tinha obtido tal registo em 1969, ao ganhar as tiradas n.º5 e 14.º.
Na carreira, Rui Costa soma três sucessos na maior importante prova velocipédica do Mundo, tantos quantos conseguiu Acácio da Silva. À sua frente só já se encontra Joaquim Agostinho, com cinco vitórias. No total, esta é a 13.ª vitória portuguesa em etapas no Tour, sendo que há a considerar mais 3 em contrarelógios por equipas.
Com este triunfo e principalmente por ter cortado a meta com mais de 8 minutos de avanço sobre o grupo principal, o do camisola amarela Chris Froome, Rui Costa subiu oito lugares na classificação geral, para estar agora no 24.º posto, a 42,16 minutos do britânico.
Fonte: Record
Sem comentários:
Enviar um comentário