Facebook

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sporting-Benfica


Benfica - Sporting (1-0)

O Momento
Sporting:
Nunca na história o Sporting teve tão poucos pontos no fim do primeiro terço da Liga, nem nunca a diferença entre os rivais foi tão grande antes do primeiro derby: quinze pontos separam já as equipas. Os leões fizeram 17 jogos oficiais e só venceram três. A equipa até vem de uma vitória, é certo, frente ao Videoton, mas soma maus resultados, está sem confiança e parece esfrangalhada. Há um bom sinal, porém: o ano passado foi para o derby de Alvalade com menos 12 pontos e venceu.

Benfica:
Oito vitórias e dois empates fazem deste Benfica o melhor dos últimos vinte e oito anos, só batido pelas duas equipas de Eriksson no início dos anos oitenta. De resto já não perde desde Outubro e ainda não foi derrotado nas provas domésticas, sendo a única equipa a fazê-lo nos dez melhores campeonatos europeus. Mas nem tudo é perfeito: vem de uma eliminação difícil da Liga dos Campeões, apesar do nulo em Camp Nou, e Alvalade traz-lhe a memória da última derrota na Liga.

Ausências:
Sporting: Schaars, André Martins, Jeffrén, Adrien Silva e Carriço são todos baixas certas por lesão.

Benfica: Pablo Aimar, Carlos Martins, Luisão e Enzo Perez são baixas certas por lesão, Salvio foi convocado mais ainda está em dúvida também por lesão.

Discurso direto:
Vercauteren: «Não há um favorito, vamos começar 0-0 e temos as mesmas hipóteses. Acho que Sporting e Benfica estão ao mesmo nível e vamos ver amanhã quem é o melhor. Nesta altura não compraria um 0-0. Não quero um empate. No Sporting temos sempre de querer a vitória.»

Jorge Jesus: «Derby é derby, não se qualifica pela classificação. É verdade que está mais complicado para o Sporting, mas essas questões não se colocam. Quando uma equipa não está bem, vai para o jogo com maior motivação. Sei-o porque já estive nessa situação como jogador.»

Histórico de confrontos:
Os dois rivais do derby eterno já se defrontaram 286 vezes e a vantagem é do Benfica: 125 vitórias, contra 58 empates e 103 derrotas. Os números invertem-se em Alvalade, onde já se realizaram 145 jogos: o Sporting venceu 74, empatou 27 e perdeu 44. Restringindo a pesquisa ao campeonato, porém, há um grande equilíbrio em Alvalade, onde o Sporting venceu 32 vezes, perdeu 29 e empatou 17. Nos últimos três anos mantém-se o equilíbrio: uma vitória para cada e um empate.

Equipas prováveis:
SPORTING: Rui Patrício; Eric Dier, Xandão, Marcos Rojo e Insúa; Rinaudo, Elias e Pranjic; Carrillo, Van Wolfswinkel e Capel.
Suplentes: Marcelo Boeck, Cedric, Boulahrouz, Izmailov, Gelson, Labyad, Esgaio e Viola.

BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira, Jardel, Garay e Melgarejo; Salvio, Matic, André Gomes e Ola John: Lima e Cardozo.
Suplentes: Paulo Lopes, Sidnei, Luisinho, André Almeida, Nolito, Bruno César, Gaitán, Rodrigo e Kardec.

Sem comentários:

Enviar um comentário