Facebook

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Liga Europa: Antevisão do Benfica – Newcastle United


O Benfica recebe esta noite (a partir das 20h00 no Estádio da Luz) os ingleses do Newcastle United, em jogo a contar para a 1ª Mão dos Quartos-de-Final da Liga Europa 2012/2013.

Depois de eliminar os alemães do Bayer Leverkusen e os franceses do Bordéus, o conjunto “encarnado” prepara-se agora para enfrentar um adversário muito mais complicado, que faz do futebol criativo a sua maior arma.

Se o Benfica está à espera de uma equipa tipicamente inglesa, ou seja, uma formação que joga com pontapé para a frente, muito musculada e bastante rápida no sector atacante desengane-se, pois o Newcastle possui um plantel multi-cultural e bastante diversificado, onde os franceses estão em maioria, mas também há holandeses, australianos, argentinos, italianos, costa-marfinenses, eslovenos, senegaleses, nigerianos, 1 atleta do Burundi e, claro, ingleses, num total de 32 jogadores.

O ex-jogador Hélder Cristóvão, que já jogou no Benfica e no Newcastle, considera que a eliminatória vai ser complicada, pois a formação inglesa é “muito perigosa e pode resolver um jogo de um momento para o outro”.

No entanto, acredita que “o Benfica vai passar, já que possui jogadores mais experientes e com provas dadas na Europa do futebol, ao contrário do Newcastle, que só aparece nas competições europeias de vez em quando”.

Na habitual conferência de imprensa de antevisão ao encontro, o técnico do Newcastle United, Alan Pardew referiu que espera um jogo “equilibrado e complicado”, pois “o Benfica tem um bom plantel, tem óptimos avançados e extremos muito fortes e criativos”.

Para o técnico da formação inglesa já seria bom “um empate, mas não podemos pensar nisso; vamos à procura do golo, se bem que contra o Anzhi Makhachkala empatámos a zero na Rússia e depois resolvemos em casa”.

Pardew quer que os seus jogadores estejam “confiantes e motivados, embora a derrota por 4-0 com o Manchester City nos deixe um pouco fragilizados e ansiosos, pois queremos esquecer esta derrota o mais rapidamente possível”.

O técnico do Newcastle United disse ainda que falou com André Villas-Boas (treinador do Tottenham Hotspurs) e com Neil Lennon (treinador do Celtic) para saber mais sobre o Benfica e a Liga Portuguesa: “Com Villas-Boas falámos apenas sobre a Liga portuguesa e sobre o histórico dos portugueses na Liga Europa; com Lennon é que a conversa foi mais longa, pois o Celtic jogou com o Benfica esta época, empatou em casa com eles e ficou à frente deles na Fase de Grupos da Champions; deram-nos muitas informações e agradeço todo o material que os técnicos nos disponibilizaram”.

Quando Pardew entrou mais dentro da análise ao Benfica lançou a polémica que já está a marcar o encontro: “Na Premier League, o Benfica ficaria entre os 8 ou 10 primeiros; não têm qualidade para mais, e este lugar é se reagissem bem aos desaires com as equipas grandes, como o Manchester United, Manchester City, Chelsea e Liverpool”.

O treinador do Newcastle terminou a conversa com os jornalistas referindo que “o Estádio da Luz é espectacular, é um lugar único para se ver futebol, tem uma atmosfera fantástica e onde nos sentimos bem; esperemos é que o Benfica não esteja tão bem e nos permita algumas facilidades, especialmente no sector atacante, pois queremos sair de Lisboa com golos e com uma vitória”.

Logo a seguir, surgiu na sala de imprensa do Estádio da Luz, Jorge Jesus que não perdeu tempo em responder às “provocações” de Pardew, afirmando que “ao Benfica não interessa ser 8º ou 10º na Premier League, interessa-lhe ser primeiro na Liga Europa e na Champions, provas onde costuma marcar presença, ao contrário do Newcastle que não costumo ver nos sorteios em Nyon”.

“O Benfica e o FC Porto costumam ir a Inglaterra e vencer os clubes ingleses; nós, e também o FC Porto, já eliminámos o Manchester United nas competições europeias, o quer dizer que somos melhores; mas, está bem, já sei que o Manchester acaba sempre os campeonatos ingleses em 10º lugar, ou perto disso”.

Quanto a ausências, o Benfica não poderá contar com o lesionado Salvio, e ainda com o defesa Jardel e com o médio Carlos Martins, que ainda não se encontram totalmente recuperados das suas recentes mazelas.

Do lado contrário, Perdew revelou que o Newcastle tem alguns lesionados e ausentes, mas como não forneceu a lista de convocados ou o boletim clínico, o nome dos ausentes ficam no “segredo dos deuses”.

Sob arbitragem do francês Antony Gautier, Benfica e Newcastle United começam esta noite a discutir a presença nas Meias-Finais da Liga Europa 2012/2013, algo que será bastante prestigiante para a formação que a conseguir alcançar.

Equipas Prováveis

BENFICA - Artur Moraes; Maxi Pereira, Melgarejo, Luisão e Garay; Matic, Nico Gaitan, Enzo Perez e Ola John; Óscar Cardozo e Lima

Restantes Convocados: Paulo Lopes, André Almeida, Roderick Miranda, Urreta, Pablo Aimar, André Gomes e Rodrigo

NEWCASTLE UNITED - Tim Krul; Coloccini, Santon, Debuchy e Steven Taylor; Yohan Cabaye, Moussa Sissoko, Vurnon Anita e Hatem Ben Arfa; Pappis Cissé e Adam Campbell

Sem comentários:

Enviar um comentário