Facebook

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Benfica atento a possível saída de Nélson do Bétis

Nélson (foto ASF)

Poderá estar prestes a terminar a ligação de seis épocas (contabilizando o empréstimo por uma temporada ao Osasuna) do lateral português Nélson ao Bétis.

Depois de um arranque auspicioso, que culminou com sucessivas chamadas à Seleção Nacional, o português perdeu gás no conjunto espanhol e é apontado por parte dos adeptos do clube como um dos principais responsáveis pelos últimos maus resultados da equipa.

A Direção do Bétis está a par desta delicada situação e já começou a procurar futuros destinos para o lateral, porém o alto ordenado do jogador, que ronda o 1,1 milhão de euros por temporada, está a emperrar as negociações com possíveis interessados.

Mas não é tudo, escreve o Diário de Sevilha, o Benfica terá uma palavra a dizer, sempre que surgir uma proposta inferior a oito milhões de euros. A mesma fonte afirma que o emblema das águias ainda tem a receber cerca de dois milhões de euros (1.687.499,98) do valor acordado com o Bétis na altura, 2008/2009 em que negociou o jogador.
Caso o destino de Nélson seja um clube português, o Benfica terá a receber cinco milhões de euros. Se a proposta for superior a oito milhões de euros, os encarnados terão direito a 20 por cento da fatia do bolo.

O vínculo do internacional luso com o clube espanhol cessa em junho de 2013 mas poderá ser automaticamente prolongado. Atualmente, Nélson é o jogador mais bem pago dos verdes de Sevilha.

Fonte: abola

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Precaver forte assédio do mercado a Garay



O ataque do Benfica a Diego Reyes visa, também, acautelar o futuro a curto prazo. Com Ezequiel Garay em alta no mercado, a cobiça ao titular da seleção argentina tem vindo a intensificar-se e começa a tornar-se inevitável começar a equacionar a venda do camisola 24 benfiquista no final da temporada.

Fonte: Record

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Águias observaram Iván Bella, o novo Di María



Segundo revela o diretor de comunicação do Velez Sarsfield, um representante do Benfica esteve na semana passada na Argentina a observar o extremo Iván Bella.

«Sei que no outro dia esteve aqui um representante do Benfica a observar o jogo com o Boca Juniors. Depois disso deve ter falado com o nosso presidente, mas isso é normal. Também cá esteve um representante do Real Madrid», afirmou Beto Maceira, em declarações prestadas à Renascença.

O responsável pela comunicação do clube argentino desconhece se alguma negociação está a decorrer, mas revelou que o jogador está a par do interesse do Benfica. «Tenho uma relação próxima com o Iván [Bella] e já me perguntou o que se está a passar», revelou Beto Maceira.

Iván Bella tem 23 anos, atua preferencialmente como estremo esquerdo, sendo comparado a Di María.

Fonte: abola

Benfica só conhece adversário a 12 de dezembro



A partida em atraso da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal entre o Coimbrões e o Caldas, inicialmente agendada para quarta-feira, foi remarcada para domingo, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Uma decisão que fará com que o Benfica só conheça o seu adversário nos "oitavos" em dezembro.

Segundo comunicado da FPF no seu site oficial, o organismo esclarece que, "após contactos entre as associações de futebol de Leirie e Porto, ficou acordada a data inicial de 28 de novembro". "No entanto, a FPF foi informada, na tarde desta segunda-feira, pelo Coimbrões, da impossibilidade da realização do encontro por impedimentos logísticos, pelo que avançou para o agendamento em outra data", acrescenta a nota.

Ainda de acordo com a nota da FPF, o vencedor do embate da 3.ª eliminatória Caldas (III divisão)-Coimbrões (II divisão), a disputar pelas 15 horas de domingo, jogará a 12 de dezembro, às 20 horas, no terreno do Aves (II Liga), num embate dos 16 avos-de-final da prova. Quem seguir em frente nesta fase, defrontará nos oitavos-de-final o Benfica (I Liga), no estádio da Luz, em data e hora ainda a designar.

O organismo que tutela o futebol português marcou o jogo entre o Caldas e o Coimbrões, da terceira eliminatória da Taça de Portugal, depois de o Operário ter renunciado ao recurso ao processo do Conselho de Disciplina (CD). Este jogo está ainda por realizar, na sequência de um recurso do Caldas sobre a utilização irregular do guarda-redes do Operário João Botelho nesse encontro da segunda ronda, que a formação açoriana venceu por 3-1.

O CD da FPF chegou a dar razão ao Operário, mas o Caldas recorreu e o Conselho de Justiça (CJ), após esclarecimento da Associação de Futebol (AF) de Ponta Delgada, decidiu a favor do clube das Caldas da Rainha.

Programa dos "oitavos" da Taça de Portugal:

Sexta-feira, 30 de novembro
- Sp. Braga (L)-FC Porto (L), 20H15 (SportTV)

Sábado, 01 de dezembro
- Académica (L)-Tourizense (II), 17 horas (SportTV)

Domingo, 02 de dezembro
- Lourinhanense (III)-P. Ferreira (L), 14 horas
- Arouca (2L)-Beira-Mar (L), 14 horas
- Belenenses (2L)-Fabril (III), 15 horas
- Gil Vicente (L)-Oliveirense (2L), 15 horas
- Marítimo (L)-V Guimarães (L), 19H15

Data a definir:
Benfica (L)-vencedor do D. Aves (2L)-Caldas (III)/Coimbrões (II)

Em atraso da terceira eliminatória:

Domingo, 02 de dezembro
- Caldas (III)-Coimbrões (II), 15 horas

Em atraso da quarta eliminatótia

Quarta-feira, 12 de dezembro
D. Aves (2L)-Caldas (III)/Coimbrões (II), 20 horas

Fonte: Record

sábado, 24 de novembro de 2012

Benfica vs Olhanense ( 10ª Jornada)



BENFICA ___ * ___ OLHANENSE

Data: 24-11-2012 
Local: Estádio da Luz - Lisboa 
Árbitro: Rui Silva (AF Vila Real) 
Árbitros Assistentes: Álvaro Mesquita * Bruno Trindade 
Observador: Amaral Dias 
Delegados: Tiago Belchior * Ana Santos 

Transmissão: Sporttv 1 
Constituição das equipas: 
BENFICA - Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Melgarejo; Matic e Carlos Martins; Salvio, Rodrigo e Ola John; Cardozo 

Suplentes: Paulo Lopes; Bruno César, Lima, Gaitán, Jardel, André Almeida e Enzo Pérez 

OLHANENSE - Bracalli; Babanco, Vasco Fernandes, André Micael e Nuno Reis; Fernando Alexandre e Jander; Abdi, Rui Duarte e David Silva; Djaniny 

Suplentes: Ricardo; Rui Sampaio, Vítor Vinha, José Luis Fernández, Francesco e Evandro 

Força Benfica

by: http://obelovoardaaguia.blogspot.pt/

Benfica x Olhanense



O Benfica recebe esta noite (20h30) no Estádio da Luz os algarvios do SC Olhanense, no segundo encontro da 10ª jornada da Liga ZON Sagres. As águias procuram os três pontos para assistirem da liderança isolada à deslocação portista ao reduto do SC Braga.

Benfica em grande forma

A jornada é importante porque encerra esse duelo escaldante no Minho, com ligação direta às ambições do Benfica no percurso nacional. Mas antes de ver o desempenho do grande rival na luta pelo título em casa dos arsenalistas, o Benfica precisa de superar a própria tarefa: bater o SC Olhanense que, por sua vez, nunca venceu no Estádio da Luz.

O Benfica vem de seis triunfos consecutivos – entre Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões -, num percurso em que apontou 13 golos e sofreu apenas um. A equipa de Jorge Jesus vive dias de fulgor e, por isso, parte como toda a dose de favoritismo para o duelo com a equipa de um ambicioso Sérgio Conceição que, no entanto, tem apenas 17 jogadores disponíveis.

A voz dos treinadores

Ainda assim, o treinador do clube de Olhão promete jogar com as armas que tem em casa dos encarnados: «Autocarro? Normalmente fica na garagem. Esta equipa não tem autocarros, mas tem consciência que por vezes, diante de equipas mais fortes, tem de apresentar bloco baixo», disse na conferência de imprensa de lançamento do encontro.

Por sua vez, Jorge Jesus prometeu um Benfica à sua imagem: «O Benfica vai apresentar-se dentro daquilo que tem feito nos últimos jogos: uma equipa humilde, com muita qualidade de jogo, a atravessar uma boa fase, sempre à procura do objetivo que é querer ganhar, correndo alguns riscos, como normalmente faz.»

Supremacia encarnada

O Benfica apresenta, com naturalidade, um registo amplamente favorável no histórico de confrontos com o SC Olhanense; em 47 partidas oficiais desde 1931, as águias venceram 35 e cederam apenas quatro derrotas – a última em 1950 (2x0) -, registando-se ainda oito empates. Nos jogos disputados no Estádio da Luz, o SC Olhanense o melhor que conseguiu foram três empates, o último dos quais em 1974, a duas bolas.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Plantel já prepara receção ao Olhanense


Jorge Jesus (foto ASF)

Após o decisivo triunfo sobre o Celtic, na Liga dos Campeões, o Benfica volta a concentrar-se no campeonato nacional, onde tem encontro marcado para o próximo sábado com o Olhanense.

Matic é a mais recente dúvida no grupo orientado por Jorge Jesus. O médio sérvio foi substituído no decorrer do embate com os católicos de Glasgow, com queixas na perna esquerda, e tudo dependerá dos resultados dos exames a que foi submetido esta quarta-feira.

Também Maxi Pereira acusou problemas físicos e, por isso, começou a partida de ontem no banco, tendo entrado ontem aos 78 minutos para render Matic precisamente.

Aimar, o único indisponível devido a problemas físicos para o jogo com o Celtic, também não deverá estar à disposição de Jorge Jesus para a receção ao Olhanense, tal como Nolito, que irá cumprir um jogo de suspensão.

Para amanhã, quinta-feira, está agendado novo treino às 17 horas, à porta fechada, no Seixal.

Fonte: abola

Ola John, Garay e Celtic numa tripla de estreias



Foi um jogo com três estreias a marcar. O holandês Ola John apontou o seu primeiro golo com a camisola do Benfica, o argentino Ezequiel Garay também marcou pela primeira vez numa prova da UEFA e o Celtic fez o primeiro golo no Estádio da Luz depois de nas três visitas anteriores ter ficado sempre em branco.

Fonte: Record

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Benfica vence Celtic (2-1) e mantém-se na luta pelos oitavos de final


O Benfica recebeu e venceu o Celtic por 2-1, em partida da penúltima jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Os encarnados mantêm-se na luta pelos apuramento para os oitavos de final graças a golos de Ola John (7 minutos) e Garay (72). Pelo meio o Celtic marcou por Samaras (32).

Benfica vs Celtic ( Champions League )


Benfica ___ * ___ Celtic
( Chanpions League - fase de grupos)

Data: 20-11-2012
Local Estádio da Luz - Lisboa
Hora: 19:45
Árbitro: Vikyor Kassau ( Hungria)
Árbitros auxiliares: Gyorgy Ring * Robert Kispal

Transmissão: TVI

Constituição das equipas:

BENFICA - Artur; André Almeida, Luisão, Garay e Melgarejo; Matic e Pérez; Salvio e Ola John; Lima e Cardozo

Suplentes: Paulo Lopes; Maxi Pereira, Jardel, Bruno César, Nolito, Gaitán e Rodrigo

CELTIC - Forster; Lustig, Wilson, Ambrose e Matthews; Ledley e Wanyama; Brown e Mulgrew; Samaras e Hooper
Suplentes: Zaluska; Commons, McCourt, Kayal, Miku, Nouioui e Watt

FORÇA BENFICA

by:http://obelovoardaaguia.blogspot.pt

Jorge Jesus antecipa Celtic à defesa na Luz



O treinador do Benfica, Jorge Jesus, espera um Celtic defensivo na visita à Luz, em jogo da quinta jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com os escoceses, o técnico referiu que acredita que o Celtic “tem um plano A para ser uma equipa mais equilibrada do ponto de vista defensivo, porque sabe que o empate serve para praticamente garantir o apuramento”, mas garantiu que o Benfica está “preparado para qualquer estratégia” do adversário.

“É verdade que, do ponto vista defensivo, o Celtic vai apresentar-se num bloco mais baixo. Não vão defender tão atrás, porque nós não temos a capacidade de posse de bola do Barcelona, que é única no mundo. Em grande parte do jogo, vai ser um Celtic com boa organização defensiva e tentando aproveitar as bolas paradas. Vão sentir que essa é umas das possibilidades que vão ter de nos surpreender”, disse.

Jorge Jesus considerou ainda que “o Celtic, neste grupo, tem sido uma surpresa, porque a vitória contra o Barcelona mexeu com as contas todas”. “Mas não é uma surpresa pelo valor que tem mostrado. Neste momento, é a equipa que corre com mais possibilidades para ser apurada”, afirmou Jesus, que colocou os “católicos”, o Benfica e o Spartak Moscovo como equipas com valor semelhante.

De acordo com Jesus, na terça-feira, o Benfica “tem uma hipótese de poder ter a ambição de passar, vencendo o Celtic”, uma equipa que “é tão forte em casa como fora, embora um pouco melhor em casa, porque tem um ambiente fantástico em Glasgow”.

Jorge Jesus deixou ainda elogios aos médios Matic e Enzo Pérez, dois jogadores que não iniciaram a época a titulares, mas “têm feito os posicionamentos com muito valor, com alguma surpresa para algumas pessoas”. “Com o tempo, com as rotinas, com a confiança, tanto um como o outro têm vindo a estar melhores. O Matic, jogando numa posição mais defensiva, tem muita capacidade de saída e tem muita qualidade, que não treme quando em pressão. Foi uma questão de valorizarmos o que ele pode fazer. É um jogador que tem correspondido e surpreendido”, referiu.

Em relação ao “onze” que vai apresentar na Luz, Jesus deu a entender que poderá jogar com Rodrigo e Cardozo na frente, por ser o jogo do “tudo por tudo”. “O Luisão não jogava há dois meses. Foi muito importante regressar, mas jogar com o Moreirense não é a mesma coisa do que com o Celtic, não teve tantas questões como terá amanhã [terça-feira]”, considerou.

O Benfica ocupa o terceiro lugar do Grupo G da Liga dos Campeões com quatro pontos, menos três do que o Celtic e menos cinco do que o Barcelona, enquanto o Spartak Moscovo é último, com três.

Nolito suspenso por um jogo


 

O extremo espanhol Nolito, do Benfica, foi esta segunda-feira suspenso por um jogo pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na sequência de incidentes referentes à partida com a Académica, da 4.ª jornada da Liga ZON Sagres, realizada a 23 de setembro, em Coimbra, que terminou com um empate a dois golos.

Segundo comunicado do CD da FPF, o jogador espanhol é suspenso devido ao "uso de expressões e gestos ameaçadores", sendo ainda punido com uma multa de 306 euros.

A partida de Coimbra, marcada por uma arbitragem polémica de Carlos Xistra, teve um final muito quente, com Nolito a desentender-se com o delegado da Liga Henrique Conceição, situação que foi mencionada no relatório do delegado.

Desta forma, o espanhol é carta fora do baralho de Jorge Jesus para o embate com o Olhanense, do próximo sábado, às 20H30, no Estádio da Luz.

Fonte: Record

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Quatro regressos nos convocados para receção ao Celtic

Garay está de volta aos convocados e deve fazer dupla com Luisão no centro da defesa, frente ao Celtic (foto ASF)

Em relação ao jogo com o Moreirense, Jorge Jesus promoveu o regresso aos convocados de Garay, Enzo Perez, Melgarejo e Maxi Pereira para a partida da Liga dos Campeões frente ao Celtic.

Saem da lista de convocados, por opção, João Cancelo, Miguel Vítor e Alan Kardec.

Lista de 19 convocados:

Guarda-redes: Artur e Paulo Lopes

Defesas: Maxi Pereira, Jardel, Luisão, Garay, Melgarejo e Luisinho

Médios: Matic, André Almeida, Bruno César, Gaitán, Ola John, Nolito, Enzo Perez e Salvio

Avançados: Cardozo, Lima e Rodrigo.

Fonte: abola

Lima e Cardozo preparados para atacar o Celtic




O Benfica está em cima do arame na Liga dos Campeões, necessitando de derrotar amanhã o Celtic, sob pena de hipotecar a qualificação para a fase seguinte da prova.

Jesus ganha quatro "reforços" para jogo com Celtic


No último treino do Benfica antes do jogo com o Celtic (terça-feira, às 19 e 45) para a Liga dos Campeões, Jorge Jesus contou com todos os jogadores, à exceçãode Aimar que continua entregue ao departamento médico do clube.

Nos 15 minutos da sessão de trabalho desta segunda-feira abertos à comunicação social, no Seixal, foi visível a boa disposição do grupo, sendo que Maxi Pereira, Enzo Pérez, Garay e Carlos Martins parecem já estar aptos para o jogo de amanhã.

João Cancelo, da equipa B, treinou igualmente com o grupo.

Jorge Jesus dará a a habitual conferência de imprensa de antevisão esta tarde, pelas 18 e 30.




Fonte: Record

sábado, 17 de novembro de 2012

Benfica vence Moreirense (2-0) e apura-se para os oitavos de final


O Benfica está nos oitavos de final da Taça de Portugal, depois de vencer o Moreirense, em Moreira de Cónegos, por 2-0. Anilton Júnior na própria baliza e Cardozo marcaram os golos dos encarnados.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Moreirense vs Benfica (TAÇA DE PORTUGAL)

Foto: (11')
Moreirense 0 x o Benfica

FORÇA BENFICA 

BP
Moreirense ___ * ___ Benfica
( 4.ª eliminatória da Taça de Portugal )


Data: 16-11-2012
Hora: 21H00
Local: Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas - Moreira de Cónegos
Árbitro: Duarte Gomes ( AF Lisboa)
Árbitros Assistentes:


Transmissão: Sporttv1


Constituição das equipas:

MOREIRENSE: Ricardo; Paulinho, Anilton, Diego Gaúcho, Ricardo Fernandes e Nilson; Filipe Gonçalves e Vinícius; Renatinho, Ghilas e Fábio Espinho.
Suplentes: Ferreira, Ricardo Pessoa, Pablo Olivera, Rafael Lopes, Wagner, Tales e Júlio César.

BENFICA: Paulo Lopes; André Almeida, Luisão, Jardel e Luisinho; Gaitán, Matic, Bruno César, Nolito; Lima e Rodrigo.
Suplentes: Artur, Cardozo, Ola John, Miguel Vítor, Alan Kardec, João Cancelo e André Gomes.


Força Benfica

by:http://obelovoardaaguia.blogspot.pt

Taça de Portugal – Antevisão: Moreirense vs Benfica


Moreirense prepara a receção ao Benfica em Moreira de Cónegos, jogo que se realiza esta sexta feira a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal.

O Benfica visita o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, esta sexta feira, para disputar a partida relativa à 4ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Moreirense.

Na eliminatória anterior, os encarnados venceram o Freamunde, equipa da II Liga, por uma margem expressiva de quatro bolas a zero. Já o Moreirense recebeu e venceu, de uma forma surpresa o Sporting, visto este último ser favorito. Três bolas a duas foi o resultado final, conseguido apenas após prolongamento.

Apesar do mau momento que atravessam no campeonato nacional, estando em lugar de despromoção, o treinador e jogadores do Moreirense encontram nesta eliminatória mais um dos favoritos a vencer a competição e esperam conseguir travar de novo “um grande”, jogando de novo em casa.

Ricardo Andrade, guarda redes do Moreirense e titular na eliminação do Sporting da competição, tem sido aposta de Jorge Casquilha, o seu treinador, na Taça de Portugal comentou a partida frente ao Benfica. O jogador reconhece a dificuldade do encontro mas afirma que “uma vitória sobre o Benfica pode moralizar os jogadores e trazer alegria para conseguir obter melhores resultados no campeonato”.

Duarte Gomes, de Lisboa é o árbitro nomeado para o jogo. Vai ter como auxiliares Venâncio Tomé e Tiago Rocha.

Quanto a ausências, provalvelmente fazer-se-ão sentir nas duas equipas: no Moreirense, Pintassilgo e André Luiz devem ficar de fora devido a lesão, já no Benfica, para além de Carlos Martins e Pablo Aimar lesionados, Jorge Jesus não deve também poder contar com Enzo Pérez e Garay devido a problemas físicos. Maxi Pereira é ainda dúvida, devido a lesão, visto que esteve ausente na 9ª jornada do campeonato nacional em que o Benfica venceu por uma bola a zero no terreno do Rio Ave.

Luisão, capitão encarnado, regressa à titularidade no Benfica já na Taça de Portugal, após ter estado dois meses ausente, presença confirmada por Jorge Jesus.

Seguindo dados estatísticos, as duas equipas não se defrontaram muitas vezes, apenas sete, mas a curiosidade vai para o facto de os encarnados nunca terem perdido com o Moreirense nos três encontros disputados fora do Estádio da Luz.

O jogo terá início às 21h00, e as equipas entrarão em campo só com um objetivo, a vitória, que lhes dará a passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Melgarejo estreou-se pelo Paraguai

Melgarejo (foto ASF)
O lateral do Benfica somou, na última madrugada, a primeira internacionalização pela seleção principal do Paraguai.

Melgarejo foi opção de Gerardo Pelusso a partir do minuto 47 do jogo de preparação com a Guatemela, entrando em campo quando a albiroja vencia por 1-0, vantagem construída na primeira parte com golo apontado por Luis Cabellero, aos 37 minutos.

Aguilar apontou o segundo do Paraguai aos 59 minutos, bisando já no período de descontos concedido pelo árbitro. Minor Lopez, aos 87 minutos, foi o autor do tento de honra da Guatemala.

Melgarejo tem agora pela frente longa viagem até Lisboa, onde os encarnados preparam o jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal com o Moreirense, agendado para esta sexta-feira, em Moreira de Cónegos.

O defesa, recorde-se, foi totalista no triunfo (1-0) do Benfica em Vila do Conde, no passado domingo, apesar de ter acusado problemas físicos antes do jogo com o Rio Ave, segundo explicou Jorge Jesus no Estádio dos Arcos.
Fonte: abola

Anzhi volta a sondar Gaitán


O Anzhi voltou ser dado como futuro clube de Nico Gaitán. Segundo avança o jornal russo "Life Sports", o clube já terá contactado o jogador e o seu representante e as negociações estão a avançar, sob a orientação de Roberto Carlos, diretor do emblema russo.

O clube da Rússia está disposto a oferecer cerca de 4 milhões de euros por ano ao argentino, caso aceite a proposta, e o jornal afirma ainda que o valor de mercado de Gaitán ronda os 16 milhões de euros.

No entanto, o extremo do Benfica tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros e contrato até 2016 com o clube da Luz.

Fonte: Record

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Três lesionados na sequência do jogo frente ao Rio Ave

Enzo Perez saiu lesionado (foto ASF)

O jogo em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, fez três lesionados no Benfica.

Enzo Perez saiu aos 31 minutos, segundo o site oficial dos encarnados, devido a mialgia na face posterior da perna direita e da perna esquerda. Já Salvio, que também foi ‘obrigado’ a sair do encontro, sofreu uma entorse na tibiotársica esquerda. Já depois do final da partida, Garay apresentou queixas devido a uma mialgia na coxa esquerda.

No final do jogo, Jorge Jesus abordou o temas das lesões.

«Tínhamos o Enzo Pérez, o Garay e o Melgarejo com muitas dificuldades antes do jogo. Não tinha muitas soluções no corredor central, quis arriscar com o Enzo e ao fim de 15 minutos ele estava já a pedir-me para sair», afirmou em declarações à Sport TV.

Fonte: abola

Rio Ave-Benfica, 0-1 (crónica)

Rio Ave vs Benfica (LUSA)

A militância sôfrega do Benfica, obstinadamente apontada a uma ideologia de consecução, tem tanto de comovente como de perigosa. Para os adversários, naturalmente, e para si mesmo.

É uma guerra entre dois mundos, o anjo num ombro e o diabo no outro, um dislate digno do mais arrojado dos galanteadores: enamora, cativa, mas anda sempre no limiar do perigo, da inconsciência absurda dos que encontram na vida dupla os mistérios do prazer.

Ora, o triunfo em Vila do Conde tem muito disto. Da virtude óbvia na manipulação ofensiva - ameaçadora, apoiada na movimentação louca de Lima e no pé esquerdo imemorial de Cardozo - e da fragilidade sectarista no outro lado do jogo: a solidez, a consistência, a incapacidade de acalmar a onda de desejo.

O golo de Lima, mesmo em cima do intervalo, evitou as consequências trágicas de quem bate só por bater, ama só por amar ou ataca só por atacar. Por desvario, por impulso, por devoção. Neste particular, não restem dúvidas, o Benfica é uma equipa encantadora, uma máquina compressora.

Basta atentar no número de olhares atrevidos e pontapés prometedores à baliza vila-condense. Óscar Cardozo, só ele, teve um pontapé ao poste, outro a rasar a barra e ainda mais outro em jeito de chapéu ligeiramente alargado.

Ola John também obrigou Oblak a um voo estupendo e Lima, logo nos preliminares, ameaçou o que viria a consubstanciar mais tarde em golo. Quanto a isto, estamos conversados. A visão dogmática do Benfica é clara, evidente: é uma estrutura de ataque, bate, mói, incomoda.

É só imaginar o mais enraivecido dos pugilistas para projetar a devida imagem. Enquanto os músculos dos braços respiram avidez, a esquerda (Cardozo) mostra uma potência surreal e a direita (Lima) soma KO's caprichosos e decisores.

Os Destaques: a sétima vez de Lima

O pior, lá está, é a face negra desta forma de jogar e pensar. O Benfica altivo, diletante, é incapaz de identificar o momento certo para parar. O momento para gerir, lateralizar, quebrar o ritmo e a réstia de ânimo no oponente.

Não o fez em Vila do Conde e o Rio Ave acreditou até ao fim no empate. Depois de ser assediado, levar um golo, aparentar uma submissão que, por sinal, não era verdadeira, o conjunto de Nuno Espírito Santo rebelou-se, ameaçou, andou três/quatro vezes perto do golpe frio e certeiro na vaidade encarnada.

João Tomás esteve muito perto do marcar de cabeça, Ukra deu cabo da paciência a Melgarejo, Tope entrou demasiado tarde, embora a tempo de estremecer André Almeida e pares da retaguarda.

A vitória do Benfica é um passo interessante neste campeonato, mas a tal militância cega pode trazer dissabores. Nenhuma teoria radical é capaz de ser razoável e equilibrada. É precisamente disso que a equipa de Jesus precisa urgentemente: sensatez em todos os momentos.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Benfica-Spartak Moscovo, 2-0 (crónica)

Benfica vs Spartak Moscow (LUSA)
Dois golos de Cardozo e uma segunda parte de alto nível deram ao Benfica a primeira vitória nesta Liga dos Campeões (2-0). Diante do Spartak de Moscovo, o paraguaio saltou do banco e tornou-se protagonista numa noite só estragada pelo resultado de Glasgow.

Com as ambições de Champions presas por um fio, depois do empate pouco ambicioso de Glasgow e da derrota tão evitável de Moscovo, o Benfica agarrou a boia de salvação que tinha pela frente. A vitória sobre os russos mantém em aberto a esperança de chegar a 2013 ainda a competir na Europa. Fica por saber em qual das provas, uma interrogação que a proeza do Celtic diante do Barcelona veio acentuar. Mas essas são contas para fazer mais para a frente. Por enquanto, o essencial está feito, com a primeira vitória da temporada europeia. Uma vitória que tem o nome de Tacuara Cardozo gravado em altíssimo relevo.

O paraguaio não se limitou a marcar os dois golos que sentenciaram o jogo. Com 45 minutos quase perfeitos ¿ e este «quase» resulta do já habitual trauma dos penaltis - deu sentido e verticalidade a um jogo que o Benfica dominou praticamente desde o início, sem no entanto desatar os nós que o amarraram durante a primeira parte.

Não se sabe até que ponto o penalti flagrante sobre Garay, logo no primeiro minuto, a que o alemão Meyer fez vista grossa, poderia ter modificado esta história. Sabe-se, sim, que até à entrada de Cardozo o domínio encarnado foi relativamente estéril, com a dupla Lima-Rodrigo a sentir dificuldades de ligação e com Ola John apagado, deixando Melgarejo tornar-se contraponto solitário à dinâmica nem sempre lúcida de Salvio e Maxi na direita.

Os receios provocados por um meio-campo de recurso, esses, passaram cedo: Enzo Pérez, em grande forma, foi o complemento ideal para dar segurança a André Almeida, contido e seguro no papel de âncora. Só por uma vez o Spartak ameaçou a sério a baliza encarnada, mas aí valeu a atenção de Artur, outra personagem importante deste filme. Um filme que chegou ao intervalo com um punhado de meias oportunidades para o Benfica e a sensação gritante de que faltava uma referência fixa ao ataque encarnado.

Cardozo, sim, e Ola John também

Poucas vezes um jogo pediu de forma tão óbvia por um jogador. Menos óbvia foi a opção de Jesus, sacrificando um Rodrigo muito enérgico mas pouco preciso e mantendo o discreto Ola John em campo. O tempo deu-lhe razão: o holandês, contagiando pela presença de Cardozo no eixo, transfigurou-se na segunda parte e acabou por ficar ligado aos dois golos.

Antes, ainda houve tempo para Artur voltar a mostrar serviço, compensando perante Bilyaletdinov e Kiril Kombarov os espaços que o Spartak tentava explorar nas costas de Maxi. Mas os russos tinham já pela frente um Benfica diferente, mais concreto na zona de definição. Cardozo nãofoi o único responsável, mas foi omais óbvio. Coube-lhe iniciar o lance do 1-0, com uma abertura larga para Ola John. O holandês pareceu atrapalhar-se, mas recuperou o equilíbrio a tempo de lançar Melgarejo (55 m). O cruzamento para a cabeça de Cardozo selou a entente guarani e deu ao Benfica a sua primeira situação de vantagem nesta Champions.

À imagem de Ola John, mais confiante a cada novo lance, o Benfica passou a jogar com um sorriso nos lábios. O 2-0, fabricado pelo holandês e concluído pelo imparável Cardozo (69 m), era expressão justa para um jogo que parecia embalado para um final em apoteose. Mas coube a Cardozo, que estava decididamente em todas, arrefecer os ânimos conquistando e desperdiçando um penalti que deixou o Spartak com um homem a menos. Se o terceiro tivesse chegado, estariam reunidas todas as condições para uma goleada. Como não veio, o jogo foi perdendo intensidade e interesse, com o Benfica a namorar as redes da baliza de Rebrov, mas pelo lado de fora, e a controlar as operações até final, de forma menos vistosa.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Benfica vs Spartak ( Champions League )


Benfica ___ * ___ Spartak

Data: 07-11-2012
Hora 19:45
Local: Estádio da Luz - Lisboa
Árbitro: Florian Meyer ( Alemanha )
Árbitros Assistentes:

Transmissão:

Constituição das equipas:

BENFICA: Artur; Maxi Pereira, Jardel, Garay e Melgarejo; André Almeida; Salvio, Enzo Pérez e Ola John; Rodrigo e Lima.
Suplentes: Paulo Lopes, Miguel Vítor, Bruno César, Nolito, Gaitan, André Gomes e Cardozo.

SPARTAK MOSCOVO: Rebrov; K. Kombarov, Pareja, Isaurralde e Makeev; Rafael Carioca e Kalstrom; Bilyaletdinov, Jurado e D. Kombraov; Ari.
Suplentes: Dykan, Brysgalov, Suchy, Makhmudov, De Zeeuw, Ananidze e Dzyuba.

Força Benfica

Benfica VS Spartak

Uma final antecipada! É assim que todos os jogadores, treinadores e adeptos das águias estão a olhar para o jogo de mais logo no Estádio da Luz. Às 19h45, com transmissão no canal Sporttv 1, Benfica e Spartak de Moscovo vão ouvir o hino da Champions e vão, na hora e meia seguinte, decidir os seus destinos nesta Liga dos Campeões 2012/13.

Para o SLB, com apenas um ponto e no último lugar do grupo G este jogo é de mata-mata. Depois de nos três primeiros jogos ter feito a sua pior prestação na fase de grupos de uma Liga dos Campeões, os comandados de Jorge Jesus têm agora dois jogos em casa para fazer 6 pontos e entrar na luta pelo apuramento - daqui a 15 dias recebem o Celtic. Caso o Benfica vença estes dois jogos e o Barcelona consiga o mesmo feito nos seus 2 próximos compromissos a equipa lisboeta estará apurada no final da 5ª Jornada. Será também importante ficar em vantagem no confronto directo com os russos, pois em caso de empate na tabela final deste grupo o desempate é feito pelos resultados nos 2 jogos entre clubes com os mesmos pontos.


O treinador do Benfica, como tem sido habitual esta temporada, tem uma série de dores de cabeça: Luisão a cumprir o seu último jogo de castigo na principal prova de clubes do mundo, Matic castigado; Aimar e Carlos Martins lesionados; e Melgarejo em dúvida pois está a voltar de lesão. Jorge Jesus com vários problemas no meio campo portanto, disse na conferência de imprensa que irá lançar o jovem André Almeida no lugar do sérvio Matic, uma opção de risco mas a única que neste momento é válida.
Os russos mostraram que são fortes no contra ataque, há duas semanas (venceram em Moscovo o Benfica por 2-1) e André Gomes, outro jovem médio do plantel, não tem características posicionais para tapar as saídas rápidas. Assim aposto no seguinte onze: Artur, Luisinho, Jardel, Garay, Maxi, André Almeida, Enzo, Gaitán, Salvio, Cardozo e Lima.


Nota final para o registo encarnado nas recepções a clubes russos: 3 vitórias, 2 empates, 6 golos marcados e apenas 1 sofrido.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Nolito regressa para jogo com Spartak

Nolito volta a ser opção (foto ASF)
O regresso de Nolito representa a principal novidade da lista de convocados do Benfica para a receção ao Spartak Moscovo, quarta-feira, no Estádio da Luz, a contar para a jornada quatro do Grupo G da Liga dos Campeões.

O extremo espanhol está recuperado de lesão e apto para dar o seu contributo no encontro com a equipa russa, enquanto Carlos Martins e Pablo Aimar, ambos lesionados, não figuram entre as opções de Jorge Jesus para o compromisso europeu.

Em relação ao jogo da Liga com o V. Guimarães, saem da convocatória Matic e André Almeida.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;

Defesas: Maxi Pereira, Jardel, Garay, Melgarejo, Miguel Vítor e Luisinho;

Médios: André Almeida, Ola John, Enzo Perez, André Gomes, Bruno César, Salvio, Gaitán e Nolito;

Avançados: Cardozo, Rodrigo e Lima.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cardozo sempre na mira da Juventus

Cardozo (foto ASF)

Em entrevista ao “Tuttomercato”, o agente FIFA Giuseppe Addamiano falou de eventuais reforços para a Juventus na reabertura do mercado de transferências mas não quis alongar-se sobre a possibilidade de Oscar Cardozo trocar o Benfica pelo clube de Turim em janeiro.

«Cardozo é um grande campeão e, em apenas cinco anos, conseguiu muitos feitos com a camisola do Benfica. De momento, existe um contrato com o clube português... não posso dizer mais nada», afirmou o empresário.

Cardozo, que tem sido ainda associado a clubes como Chelsea, Fiorentina e Fenerbahçe, encontra-se em negociações para estender o vínculo com o clube da Luz. O atual contrato termina em junho de 2014.

Fonte: abola

«É um prazer vestir a camisola do Benfica» - Salvio


O extremo argentino de 22 anos completou diante do V. Guimarães (3-0) meia centena de jogos ao serviço do Benfica.

Através da conta pessoal na rede social Twitter, Salvio manifestou todo o seu contentamento. «Feliz por ter cumprido 50 partidas pelo Benfica. É um prazer vestir esta camisola», escreveu, aproveitando ainda para agradecer todo o apoio e carinho que recebeu da parte dos adeptos.

Fonte: abola

Melgarejo em dúvida para o Spartak

Melgarejo (foto ASF)

Melgarejo ficou ontem fora das 18 opções de Jorge Jesus para o jogo com o Vitória de Guimarães e está em dúvida para o encontro de quarta-feira (19.45 horas, na Luz), frente ao Spartak de Moscovo, referente à quarta jornada do Grupo G.

O treinador encarnado já dissera que o paraguaio (que nas duas últimas partidas do Campeonato viu Luisinho ser escolha para lateral) estava com problemas físicos e ontem as câmaras da SportTV filmaram Melgarejo na tribuna do Estádio da Luz, ao lado de Nolito - também ausente da equipa devido a lesão - com o joelho esquerdo ligado.

O departamento médico do Benfica ainda não tornou público o problema que afeta o esquerdino, mas neste momento é ponto assente que a utilização de Melgarejo frente ao Spartak está envolta em enorme incógnita. Os próximos dias trarão novidades.

Fonte: abola

domingo, 4 de novembro de 2012

Mundial: Portugal deixa-se empatar depois de estar a vencer por 5-1


Marinho (foto AP)

Do céu ao inferno. Portugal até esteve a vencer por 5-1, mas alguns erros e um cinco para quatro (guarda-redes avançado) implacável por parte dos japoneses ditaram o empate (5-5), num jogo a contar para o Grupo C do Mundial, na Tailândia.

Portugal marcou o primeiro golo logo no primeiro minuto por João Matos, depois de uma boa jogada de entendimento, explorando o segundo poste.

À passagem do segundo minuto, o resultado estava já 2-0, depois de um golo de Ricardinho de cabeça, também ao segundo poste, depois de uma jogada de insistência de Arnaldo.

Aos 12 minutos, Cardinal marcou o 4-1. Depois de uma boa receção e rotação, o n.º7 de Portugal rematou, beneficiando de um desvio do defesa japonês.

O Japão reduziu aos 11 minutos, por Morioka, depois de um grande remate no angulo da baliza de João Benedito.
Na sequência de um livre estudado (9´), Ricardinho assistiu Cardinal, que sentou o guarda-redes japonês e chutou com violência para o 3-0.

Ricardinho marcou o quinto golo de Portugal aos 18 minutos.

O Japão voltou a reduzir aos 19 minutos, por Hoshi, depois de um passe mal medido de Cardinal.

Aos 32 minutos, e já em situação de cinco para quatro (guarda-redes avançado), o Japão reduziu para 5-3, por Kitahara.

Mais um grande trabalho ofensivo dos nipónicos. A sete minutos do fim, o Japão reduz para 5-4, por Morioka.

A cerca de quatro minutos do fim do encontro, o Japão empatou o jogo, por Henmi.

Portugal soma, assim, quatro pontos, depois da vitória frente à Líbia (5-1). O último jogo (Brasil) do grupo ganha, assim, um cariz decisivo.

Fonte: abola

A infelicidade de Martins


Nem conseguiu chegar ao fim da 1.ª parte. Já tinha até dado sinal que estava em dificuldades quando foi substituído por André Gomes, mesmo em cima do apito para o final do primeiro tempo.

Benfica-V. Guimarães, 3-0 (crónica)


Benfica vs Vitória de Guimarães (LUSA)

As equações são sempre fáceis de resolver quando há pouco visitante, neste caso o Vitória de Guimarães, e o Benfica do costume. Houve pouco atrevimento nos minhotos e a consciência do outro lado que, mais tarde ou mais cedo, tudo iria acontecer a seu favor. Fosse Salvio, Ola John, Cardozo, Lima ou outro qualquer o primeiro golo iria acontecer e a partir daí tudo poderia ficar mais fácil. Daí aos 3-0 era uma reta e era só acelerar. O Benfica sai da partida colado ao FC Porto e a única má notícia foi a expulsão de André Gomes, a segunda consecutiva, num setor algo debilitado.

Jorge Jesus aproveitou o regresso de Carlos Martins e entregou-lhe a missão de levar a equipa para o ataque. De Barcelos manteve a ala esquerda, com Luisinho e Ola John, e mexeu na direita e no meio, onde não havia Enzo Pérez para encaixar por se encontrar castigado. Salvio voltou para a sua posição natural e no miolo Martins só podia substituir André Gomes, que começou no banco.

Os encarnados foram dinâmicos sempre que Carlos Martins teve confiança e físico para levar a equipa para a frente, mas também de todas as vezes que Salvio disse presente com diagonais para a área e cruzamentos, e Maxi fez questão de o acompanhar de perto. Luisinho e Ola John tentavam o mesmo na esquerda, mas a um ritmo diferente, menos explosivo. Tudo somado, o conjunto de Jesus teve momentos em que jogou quase todo em cima da área de Douglas. Depois, havia o resto: muitas pernas por ultrapassar até chatear o guarda-redes contrário. Aí, as coisas não estavam a correr muito bem.

Artur fundamental

O Vitória de Guimarães tentou esperar pelo erro. Algum apetite a mais no rival, um erro na transição para a defesa, um jogador fora de posição e, aí sim, podia tentar ameaçar Artur. A primeira grande oportunidade pertence-lhe, aos 33 minutos, quando Luisinho somou a terceira má intervenção (antes, duas perdas de bola inacreditáveis no meio-campo do rival, que originaram contra-ataques perigosos) da noite e se esqueceu de Toscano nas costas. O guarda-redes do Benfica saiu dos postes e defendeu com as pernas, evitando muitos dissabores à sua equipa.

Era pouco, no entanto, para os minhotos. Sem a capacidade de manter à distância os encarnados, sentia-se que o aumentar da pressão iria dar em golo mais cedo ou mais tarde. E deu mesmo, ainda no primeiro tempo. Ola John não quis forçar a ida para a linha, fletiu para o meio e cruzou para um Cardozo estático, que só teve de cabecear para o lado esquerdo de Douglas.

Outra vez não, Carlos!

Pouco depois, Carlos Martins começou a pedir aos colegas para não lhe passarem a bola e Jesus a dar ordens a André Gomes para forçar o aquecimento. O internacional português sairia antes do intervalo já sem fazer novo sprint.

A segunda parte começou praticamente com a jogada do 2-0. Ola John novamente pela esquerda, com a cruzamento a fugir da baliza e Salvio a perceber antes de todos onde a bola ia cair e a correr como um louco. Ao passar por Addy caiu. E o árbitro João Ferreira não teve dúvidas. Passa-se tudo muito rápido e é impossível perceber de cá de cima se Addy toca mesmo no argentino. Quem não quis saber foi Cardozo, que não teve dificuldades em enganar Douglas no penalty.

O resultado estava feito e muito dificilmente ficaria por aqui. Cardozo ameaçou aos 58 e Lima fez mesmo o 3-0, aos 67 minutos. O paraguaio isolou o brasileiro com a ajuda de Ndiaye e este fuzilou Douglas com o pé esquerdo.

Antes do fim, aos 79 minutos, surgiu a expulsão de André Gomes. Uma entrada fora de tempo sobre Leonel Olímpio valeu-lhe o vermelho direto. A decisão de João Ferreira pode ter sido um pouco pesada, tantas são as entradas assim um pouco por todo o lado (ou seja, o amarelo também estava bem), mas pelo jovem só pode ser encarado com mais uma dor de crescimento.

sábado, 3 de novembro de 2012

Benfica vs V. Guimarães ( 8.ª Jornada )

Benfica ___ * ___V. Guimarâes


Data: 03-11-2012
Local: Estádio da Luz - Lisboa
Árbitro: João Ferreira (AF Setúbal)
Árbitros assistentes: António Godinho * Luís Ramos
Árbitro (4.º) Paulo Barradas
Observador: Albano Fialho
Delegados: Alexandre Nelo * Esmeraldo Augusto

Constituição das equipas:

BENFICA - Artur; Maxi Pereira, Jardel, Garay e Luisinho; Matic; Salvio, Carlos Martins e Ola John; Lima e Cardozo

Suplentes: Paulo Lopes; Bruno César, Rodrigo, Gaitán, Miguel Vítor, André Almeida e André Gomes


V. GUIMARÃES - Douglas; Alex, Defendi, NDiaye e Addy; El Adoua, Leonel Olímpio e André; Ricardo, Toscano e João Ribeiro

Suplentes: Matej; Marco Matias, Barrientos, Siaka Bamba, Amidó, Lalkovic e João Gonçalves

Força Glorioso



Benfica VS V. Guimarães


O momento

Benfica:: se na semana passada foi o Benfica que pressionou o F.C. Porto, jogando primeiro em Barcelos (3-0), esta semana é ao contrário. A equipa de Jorge Jesus vai entrar em campo a saber que o F.C. Porto goleou o Marítimo (5-0), já tem mais três pontos e uma melhor diferença de golos na luta pela liderança. O clube da Luz vem de três vitórias consecutivas na Liga, mas no horizonte tem já o embate com o Spartak para a Liga dos Campeões (quarta-feira), onde, depois da derrota em Moscovo, está obrigado a vencer para continuar a sonhar com a presença nos oitavos de final. As «experiências» no embate com o Gil Vicente correram bem a Jorge Jesus que, à partida, terá mais por onde escolher para o embate deste sábado.

V. Guimarães: A equipa de Rui Vitória passa por um bom momento desde que perdeu o duelo minhoto com o Braga, somando vitórias em Coimbra (2-1) e na receção ao V. Setúbal (2-1). Pelo meio, o Vitória goleou ainda o Vilaverdense (6-1) para a Taça de Portugal. A verdade é que, com três vitórias, a equipa de Rui Vitória já está no quarto lugar, com os mesmos pontos do que o Rio Ave e a apenas três do rival Sp. Braga.

Ausências

Benfica: Carlos Martins, «Toto» Salvio e Nico Gaitán estão recuperados de lesão e aptos. Pablo Aimar, que «não treina há um mês», como lembrou o técnico, continua entregue ao departamento médico, assim como Nolito e Kardec. Entre os indisponíveis por castigo, Enzo Pérez, expulso em Barcelos, junta-se a Luisão.

V. Guimarães: Freire e Lalkovic são as novidades da convocatória do Vitória que não conta com Soudani, castigado, nem com os lesionados João Amorim e Dinis.

Discurso directo

Jorge Jesus: «Como em todos os jogos, espero um adversário difícil. Nestes últimos jogos temos apanhado equipas que estão em quarto lugar. O V. Guimarães tem os mesmos pontos que o Rio Ave, é um adversário com muito prestígio e valor no campeonato português. Estes jogos com o Vitória são sempre difíceis, e este enquadra-se na mesma lógica.. O Guimarães pode tirar pontos a qualquer adversário que lute pelo título».

Rui Vitória: «Vamos tentar impor a nossa identidade. Enfrentaremos um adversário que nos vai criar problemas mas esta visão não nos tira a ambição. O primeiro caminho para termos um resultado bom é admitirmos a grandeza do adversário. Tentaremos sempre vencer e qualquer treinador pensa assim. Só deixaremos de ter a perspectiva de vencer quando aos 93 minutos, no final do jogo, percebermos que não dá para vencer, então procuraremos não perder».

Histórico
Será o 68º embate entre os dois emblemas no Estádio da Luz com um saldo naturalmente favorável ao Benfica que acumula 56 vitórias, oito empates e apenas três derrotas. Nos últimos três anos, a equipa da casa reclamou sempre os três pontos, mas em 2008/09 foram os minhotos que festejaram com um golo solitário de Roberto. Na temporada seguinte, os minhotos voltaram a vencer na Luz, com um golo de Lazzaretti, mas desta vez foi para a Taça de Portugal. Entre os resultados mais expressivos, destacam-se as goleadas por 8-0, a primeira em 1972/73 e a segunda em 1983/84.

Equipas prováveis:

BENFICA: Artur; Maxi Pereira, Jardel, Garay e Melgarejo; André Gomes, Matic e Bruno César; Salvio, Lima e Rodrigo..

V. GUIMARÃES: Douglas; Alex, Ndiaye, Rodrigo Defendi e Addy; André, Leonel Olímpio e El Adoua; Ricardo, Marcelo Toscano e João Ribeiro.

Alas de eleição regressam






A partida de hoje também deve ficar marcada pelo regresso de Salvio e Gaitán à titularidade. Os dois internacionais argentinos, caso estejam em plenas condições físicas, são os jogadores preferidos por Jorge Jesus para alinharem nas alas. Recorde-se que na jornada passada, diante do Gil Vicente, os extremos acabaram por ser preteridos por apresentarem ligeiras mazelas contraídas em Moscovo.


Fonte: Record

Mago Aimar celebra 33 anos de magia

Aimar (foto ASF)
Pablo Aimar celebra hoje 33 anos de idade. Longe dos palcos que mais gosta, os relvados, já que ainda está a contas com problemas físicos, mas sem dúvida perto do coração dos adeptos, ele que é um dos jogadores mais apreciados pela massa associativa encarnada.

Trinta e três primaveras a espalhar magia, ultimamente menos devido aos problemas físicos, mas sem deixar de ser um dos que mais encanta nos relvados lusos. Nada melhor, portanto, para receber dos companheiros que uma vitória, frente ao Vitória de Guimarães, no jogo de hoje, como prenda de aniversário.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cosme Damião: Há 127 anos no pensamento benfiquista



Cosme Damião nasceu a 2 de Novembro de 1885 na cidade de Lisboa, ou seja, se hoje fosse vivo, comemoraria 127 anos! Após estudante na Real Casa Pia de Lisboa, onde se interessou pelo Futebol, foi um dos 24 fundadores do nosso Clube (1904).

Não foi presidente, mas é a principal figura da história do Benfica. Durante 22 anos, entre a fundação e 1926, foi o principal impulsionador do Clube, a sua alma, acompanhando-o diariamente. Teve um percurso notável na instituição: fundador, jogador, capitão, treinador, secretário, vice-presidente e presidente da Mesa da Assembleia Geral. Foi o seu esforço, exemplo, tenacidade, espírito de iniciativa, orientação e entusiasmo que fizeram do Sport Lisboa e Benfica um grande Clube, o maior e mais popular de todos os clubes nacionais.

Na temporada de 2004/05, em 19 de Fevereiro de 1905, inicia a carreira como futebolista e aos vinte anos estreia-se na equipa principal do Clube, no jogo frente ao Lisbon Cricket Club, para o Torneio Interclubes Viúva Sena. No Benfica, esteve sempre ao mais alto nível, nas nove temporadas consecutivas entre 1907/08 e 1915/16, participando em todos os encontros realizados pela equipa (155), um recorde na história benfiquista.

Sendo um futebolista com amplos recursos físicos e técnicos, distinguiu-se como um dos melhores jogadores da década de 10. Conhecia todos os segredos do Futebol, pois era um exímio observador, frequentando os campos com regularidade para observar futebolistas e equipas. Tratava-se de um cavalheiro ao serviço do Futebol. Em 1911, fez a sua estreia internacional da nossa equipa frente aos gauleses do Stade Bordelais Université Club e fez parte da primeira selecção de futebolistas portugueses a deslocar-se ao Brasil, em 1913.

Adeus aos relvados
Aos trinta anos, despediu-se como futebolista, na recepção ao RC Fortuna de Vigo, dia 26 de Fevereiro de 1916. Uma despedida preparada, pois Cosme Damião não deixava nada ao improviso, tendo já um valoroso substituto para o seu lugar. Após deixar de jogar Futebol, manteve-se como “Capitão Geral”, ou seja, continuou a seleccionar e treinar futebolistas e a organizar e orientar as nossas equipas, de Futebol e também nas outras modalidades, durante mais de uma década. A 6 de Setembro de 1931 é eleito presidente da Mesa de Assembleia Geral, sendo sucessivamente reeleito para os Órgãos Sociais em 1932, 1933 e 1934.

Recebeu a Águia de Ouro do “Glorioso”, distinção concedida na Assembleia Geral, em 1935. Nove anos depois, o Jornal “O Benfica” homenageou os pioneiros do Clube, onde também esteve presente. Já combatido pela doença que o minava, faleceu três anos depois, na vila de Sintra, em 12 de Junho de 1947, aos 61 anos.

Cosme Damião legou-nos um Clube sem igual, o que faz com que as gerações benfiquistas seguintes o engrandeçam cada vez mais, de forma a honrar a sua memória.

Nota: Artigo publicado na edição desta sexta-feira, dia 2, do Jornal “O Benfica”
Fonte: SLB

Águias querem resolver cedo como em Barcelos


Jorge Jesus quer que amanhã o Benfica resolva o mais rapidamente possível o embate com o Vitória de Guimarães, à semelhança do sucedido no encontro com o Gil Vicente, no qual construiu o triunfo (0-3) antes do intervalo.

Fonte: Record